Dicas práticas para encarar uma entrevista!

Dicas práticas para encarar uma entrevista!

Em meus artigos sobre carreira, sempre passo informações e dicas sobre diversos temas dentro deste assunto. Gosto também quando pedem que eu escreva sobre algo. Aliás, fique à vontade para me escrever em particular para sugerir um tema!

Especificamente neste texto, pretendo colocar pontos importantes e práticos sobre como agir em uma entrevista.

Como você deve se portar frente ao entrevistador? Seja ou não um profissional da área de RH.

Vamos lá?

  • Entenda que o profissional que o entrevista é o detentor da situação e a voz do processo. Sendo assim, perceba que tentar dominar o processo da entrevista, mostrar que sabe mais ou que é o candidato que TEM QUE ser escolhido vai tornar a conversa um jogo de poderes, o que deixará o clima tenso e pesado.
  • Partindo do princípio de que você já estudou sobre a empresa antes e está preparado, conhecendo bem sua carreira e a companhia, mostre energia, interesse e vontade. Porém, cuidado com excessos. Seja natural, seja você, senão vai parecer ensaiado, forçado. Lembre-se: a empresa deve te contratar pelo que você é, experiências, carreira, história (pelo menos deveria ser assim).
  • Não minta, não culpe antigos empregadores pelos seus erros ou pelas coisas ruins que aconteceram e não fale mal - seja do que for, empresa, colegas, situação financeira da companhia, sua não concordância com a forma como foi demitido, etc. - queixando-se ou debochando. Leve a entrevista a um tom positivo e empático! (Ainda que o entrevistador não o seja - o que desde já peço perdão em nome da categoria!).
  • Faça as perguntas que achar que deve, mas não exagere antecipando processos ou passos do processo. Porém, jamais saia de uma entrevista com alguma dúvida crucial, apenas por vergonha de perguntar. E se realmente não tiver uma dúvida, não invente apenas para parecer interessado.
  • Se for entrevistado por uma pessoa de RH conjuntamente com uma da área na qual almeja a vaga, esteja preparado/a para transitar entre assuntos comportamentais e técnicos na mesma entrevista. Mostre versatilidade!
  • Olhe quem lhe entrevista nos olhos (e se mais de uma pessoa estiver presente, interaja com todos), sorria e seja cordial. Cuidado apenas para não parecer soberbo, orgulhoso.
  • Fale sobre o que sabe, comente, explique. Porém, de forma clara, objetiva, direta. Lembre-se de sempre ter em mente pontos chaves de suas experiências e qualificações. Saiba usar as palavras a seu favor! Não seja prolixo (para isso, leia, escreva, esteja sempre em contato com as palavras; somente quem lê tem bom vocabulário e capacidade para interpretar textos, perguntas e etc.).

E por favor, não use gírias, linguagem rebuscada, palavrões, palavras da moda. Cuide de sua postura física, de sua postura comportamental. Não interrompa o entrevistador na ansiedade de querer mostrar conhecimento ou dar a resposta (sim, ainda é preciso falar isso)!

Sucesso em sua busca! Espero sinceramente ter ajudado! Compartilhe, faça chegar a mais pessoas!

__________________

Revisão de CV? Análise de perfil? Consultoria de carreira?

Fale comigo!

Consulte os preços e pacotes!

_____________________

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento
CRP: 06/74914

Somente são permitidas cópias em que seja respeitada a autoria! 



- - -

Para te apoiar no aumento de performance em qualquer área da vida, conte comigo!

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem dar o devido crédito.


Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]