Dica - Luciane Vecchio

Erros ao enviar o seu CV!

Erros ao enviar o seu CV!

 

Em um mercado tão competitivo, minimizar falhas é uma forma de ser avaliado positivamente e visto de maneira adequada pelos Recrutadores!

Seguem alguns erros:

Não descrever a sua profissão/cargo. Opte por >> Analista Fiscal - SP - Engenheiro Civil - RJ, etc., ao invés de escrever apenas "CV", "CV do Mauro", seja no envio do CV ou ao salvar o DOC.

Não personalizar a mensagem, apenas anexando seu CV. Destaque sucessos, disponibilidade. Faça frases simples que deem despertem apetite pelo seu material. Indico sempre colar o texto da carta de apresentação. Mostre-se! Você está concorrendo com outra centena de pessoas, no mínimo!

Normalmente, o Recrutador descreve a forma como gostaria que o e-mail chegasse até ele. Ou seja, se ele solicitou que seja encaminhado no assunto do e-mail uma mensagem específica, fique de olho! Exemplo: ele solicita que seja enviado com uma sigla > Analista Fiscal ZN; faça isso!

Enviar material mal elaborado ou desatualizado. Seu CV é o 1º contato que o Recrutador terá com você; passe a melhor imagem possível!

Enviar CV com gírias ou palavras informais demais, endereços de e-mail não profissionais, ou ainda enviar no mesmo e-mail, sem cópia oculta, endereços eletrônicos de várias empresas.

Enviar CV para uma vaga a qual seu perfil não se enquadra - Seja honesto e coloque seu cargo correto e sua experiência de forma adequada. A verdade sempre!

Enviar CV para o e-mail pessoal do Recrutador - busque sempre o e-mail profissional ou ainda entre na página da empresa para encaminhar o seu CV. 

Se tiver dúvidas, jogue no Google "Trabalhe conosco + nome da empresa" - normalmente você é redirecionado para a forma correta de se candidatar a uma vaga ou deixar seu perfil para futuras oportunidades/banco de dados.

Não observar o tempo limite para inscrição em uma vaga.

Ficar cobrando retorno. Sei, e concordo, nada pior do que não receber feedback, mas esqueça o que não deu certo e parta para as próximas possibilidades. Sim, vai haver muita frustração neste caminho pela recolocação, mas não pare no primeiro tropeço. 

Continua nos comentários

Não ler atentamente ao anúncio de uma vaga. Seja criterioso, leia e releia e tenha total atenção. Você está cuidando da sua carreira, trate-a com todo carinho!

Colocar foto no CV - apenas coloque-a se for condizente e solicitado! 

Colocar RG, CPF e demais documentos pessoais - o seu material tem que ser objetivo, consistente e claro. Dados adicionais devem ser pedidos posteriormente. 

Criar CVs muito extensos, com muitas páginas.

Não colocar seus contatos + URL LinkedIn no CV. Sim, ainda tem gente que esquece de colocar telefone, e-mail... o básico para que o Recrutador consiga entrar em contato!

Erros de Língua Portuguesa ou por pura falta de revisão e desatenção. Essa elimina logo de cara um candidato!

Não descreva "sua personalidade". Deixe este trabalho para o Recrutador.

Mentir! Se o seu inglês não é avançado, não diga que ele é, por mais que isso possa permitir que você passe da 1ª etapa. Como será a sua avaliação quando descobrirem que seu conhecimento não passa do verbo TO BE? 

Tem alguma dúvida sobre o tema? Acessa o perfil @dravecchio no Instagram e envia seu direct! Terei prazer em responder...

 

_______________

Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica | Dra. Carreira e Propósito - Instagram @dravecchio | Especialista em Carreira, RH, Liderança e Empreendedorismo | Colunista de Carreira & Comportamento | CRP: 06/74914

 

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica | Dra. Carreira e Propósito - Instagram @dravecchio | Especialista em Carreira, RH, Liderança e Empreendedorismo | Colunista de Carreira & Comportamento | CRP: 06/74914

[email protected]