• (11) 99576-8004
  • contato@lucianevecchioconsultora.com.br

Alguns erros ao enviar seu CV!

Alguns erros ao enviar seu CV!

Sei que muito é falado sobre o assunto. Porém, diversos erros ainda são cometidos. Fique atento, em um mercado tão competitivo, minimizar falhas é uma forma de ser avaliado positivamente e visto de forma adequado pelos requisitantes/contratantes/recrutadores.

Cuidado também pois, nem todos que se dizem "avaliadores e experts" em análise de currículo, o são de verdade, vejo muitas coisas escritas que não são indicadas.

Para ajudar, descrevo alguns erros:

A. Não descrever, por exemplo, a sua profissão ou cargo. Opte por >> Analista Fiscal - São Paulo - Engenheiro Civil - RJ, etc., ao invés de escrever apenas "CV", "CV do Mauro", etc., seja no envio do CV ou na forma de salvá-lo.

B. Não personalizar a mensagem encaminhada, apenas anexando seu CV.

Destaque seus sucessos, qualidades, disponibilidade. Faça frases simples que deem destaque ao seu material. Indico sempre colar o texto da carta de apresentação ou anexá-la ao e-mail. Mostre-se na multidão! Lembre: você está concorrendo com outra centena de pessoas, no mínimo!

C. Normalmente, o recrutador descreve a forma como gostaria que o e-mail chegasse até ele. Um erro é enviar sem observar este quesito. Ou seja, se o recrutador solicitou que seja encaminhado no assunto do e-mail uma mensagem específica, fique de olho! Faça como solicitado.

Por exemplo, ele solicita que seja enviado com uma sigla >> Analista 2016 CV, certo? Faça isso!

D. Enviar seu material mal elaborado ou desatualizado. Seu CV é o primeiro contato que o recrutador terá com você. Sendo assim, passe a melhor imagem possível!

E. Enviar CV com gírias ou palavras informais demais, endereços de e-mail não profissionais, ou ainda enviar no mesmo e-mail, sem cópia oculta, endereços eletrônicos de várias empresas.

F. Enviar CV para uma vaga a qual seu perfil não se enquadra - quer enviar um CV para a empresa? Seja honesto e coloque seu cargo correto e sua experiência de forma adequada. A verdade é sempre o melhor!

G. Enviar CV para o e-mail pessoal do recrutador - busque sempre o e-mail profissional ou ainda entre na página da empresa para encaminhar o seu CV. Se tiver dúvidas, jogue no Google "Trabalhe conosco + nome da empresa" - normalmente você é redirecionado para a forma correta de se candidatar a uma vaga ou ainda deixar seu perfil para futuras oportunidades/banco de dados.

H. Não observar o tempo limite para inscrição em uma vaga.

I. Ficar cobrando retorno. Sei, e concordo, nada pior do que não receber feedback, mas esqueça o que não deu certo e parta para as próximas possibilidades. Sim, vai haver muita frustração neste caminho pela recolocação, mas não pare no primeiro tropeço. Levante sua cabeça e siga em frente! O mundo realmente não é justo como deveria.

J. Ver o recrutador como seu inimigo. 

K. Não ler atentamente ao anúncio de uma vaga. Seja criterioso, leia e releia e tenha total atenção. Você está cuidando da sua carreira, trata-e com todo carinho!

L. Colocar foto no CV - apenas coloque-a se o cargo pedir!

M. Colocar RG, CPF e demais dados/documentos pessoais no CV - o seu material tem que ser objetivo, consistente e claro. Dados adicionais devem ser pedidos quando um contato pessoal for feito ou uma ficha preenchida, ainda que eletronicamente.

N. Criar currículos muito extensos, com muitas páginas. Seja objetivo e consistente!

O. Não colocar seus contatos + endereço do seu LinkedIn no CV. Sim, ainda tem gente que faz isso! Esquece até de colocar telefone, e-mail... o básico para que o recrutador consiga entrar em contato contigo!

P. Erros de Língua Portuguesa ou por pura falta de revisão e desatenção.

Q. Não descreva "sua personalidade" ou o que acha de si mesmo. Deixe este trabalho para o recrutador, ok?

R. Mentir. Sim, mentir! Se o seu inglês não é avançado, não diga que ele é, por mais que isso possa permitir que você passe da primeira etapa, como será a sua avaliação quando descobrirem que seu conhecimento não passa do verbo TO BE? Como você será visto se disser que ocupou determinado cargo numa empresa e descobrirem que na verdade não foi bem isso?

Lembre! Buscar trabalho é um trabalho e exige esforço e dedicação! Empenhe-se!

 

Eu te ajudo, fale comigo. Forneço excelentes pacotes de elaboração de material! Veja mais em >> https://www.lucianevecchioconsultora.com.br/servicos

Se for copiar, dê crédito à autora (eu)! #LucianeVecchioConsultora

 

 

Luciane Vecchio

Luciane Vecchio

Psicóloga, Psicanalista, Coach, Especialista em RH, Consultora de Carreira, Orientadora Vocacional.

contato@lucianevecchioconsultora.com.br