Você está preparado para uma entrevista?

Você está preparado para uma entrevista?

http://sensacionalista.uol.com.br/2016/02/29/os-melhores-piores-momentos-da-gloria-pires-comentando-o-oscar-na-globo/

 

Calma, não vá pensando que este texto "nada tem de profissional", "o que está fazendo no Pulse?", "temos que reclamar com o LinkedIn", "LinkedIn não é Facebook", etc.

Primeiro leia o texto do Sensacionalista e depois o meu, para entender o que quero dizer.

Pare para pensar! Você é um ícone de sucesso, considerado por muitos por ter um CV invejável. Sua experiência profissional é extensa e sólida. Você é competente no que faz - e gosta do que faz! Suas opiniões são ouvidas e você é praticamente um mentor dos mais jovens. Admirado, querido, seguido, de caráter ilibado!

Pois bem. Você é convidado para uma entrevista profissional e, ciente de que é fera naquilo que faz e tem uma carreira muito premiada, simplesmente negligencia o preparo para esta entrevista. Aliás, nem pensa sobre isso. "Já faço tanta coisa bem, para que me preparar?"

Você não vai atrás de informações sobre a empresa, não busca se conhecer melhor para entender seus pontos fortes, não se prepara para conhecer o entrevistador, não é simpático, é monossilábico, aparenta até soberba.

Quais as chance de - mesmo tendo uma carreira fantástica, um currículo invejável e ser admirada - obter sucesso na empreitada? Eu já te respondo >> ZERO!

O que eu quero dizer com isso?  Quero dizer que mesmo você sendo um expert no que faz, para toda e qualquer coisa na qual for se colocar a fazer, você deve se preparar! 

Já entrevistei executivos fantásticos que, tão focados em seus conhecimentos e sabedoria profissional e técnica, esqueceram de fazer o óbvio >> se preparar!

Sei de uma história recente sobre um executivo que derrapou na entrevista em Inglês - apesar de ser realmente um aluno avançado no tema. Ele ficou tão nervoso que não conseguiu sair do "The book is on the...".

Nas palavras dele: "Eu me achava tão capaz que nem pensei em dar uma olhada em alguns textos, ler em voz alta, treinar para a entrevista, falar com o espelho. Saí de lá como se tivese mentido no currículo, como se nunca tivesse falado Inglês."

Entrevistadores mais sensíveis levam isso em consideração, CLARO - levam em consideração o nervosismo, a pressão, as dificuldades todas que envolvem a busca por emprego e a temida entrevista! Mas, mesmo assim, não há mágica. O candidato tem que mostrar potencial, mas também tem que estar seguro. Tem  que se vender! 

E como se adquire segurança? Conhecendo a si mesmo, seus pontos fortes e SE PREPARANDO, muito! Estude, estude a você mesmo, estude a empresa, o entrevistador, a matéria da entrevista (seu currículo é a matéria do processo todo, sua carreira vai ser avaliada!).

Entrevista é difícil, eu sei, mas quanto mais você estiver preparado, melhor.

Neste caso, ouça a música da Lady Gaga e saiba que "O Regresso" não é "O Retorno".

Tenho certeza de que você vai fazer bonito!!



- - -

Para te apoiar no aumento de performance em qualquer área da vida, conte comigo!

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem dar o devido crédito.


Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]