Dica - Luciane Vecchio

5 dicas para ser mais confiante

5 dicas para ser mais confiante

Sabe, assim como você, também tive muitos momentos na vida que foram extremante dolorosos e difíceis, daqueles que você chega a pensar que Deus te confundiu com o Rambo!

E para continuar acreditando, tendo confiança de que as coisas poderiam melhorar, eu treinei a minha habilidade de acreditar, de ter mais autoconfiança.

Hoje compartilho com você as dicas que apliquei e que sei que trazem resultado:

1) Aprender a dizer não: pois é, é difícil, mas, muitas vezes acumulei diversas tarefas para dar conta de tudo para não ter que dizer não a alguém e, confesso, esse foi um dos piores erros que cometi! Temos que saber dizer, com doçura e firmeza, alguns "nãos"; estou aprendendo!

2) Aprender com seus erros: por mais doloroso que seja admitir que erramos, varrer a sujeira para debaixo do tapete é a pior coisa que podemos fazer. Precisamos encarar que acertamos, mas também que erramos e usar a sabedoria para encarar novos desafios;

3) Aprender a cuidar de si mesmo: separar momentos de solitude, lazer, diversão, ócio; se alimentar bem, fazer atividade física. Recentemente, deixei de me cuidar para atender às demandas dos outros e, permiti também que baixasse severamente a minha imunidade... o resultado foi péssimo, outro dia eu conto pra vocês!

4) Aprender a deixar ir: importantíssimo sabermos o que desejamos e, principalmente, o que não desejamos da vida! Deixar algumas coisas/pessoas irem e permitir que novas se acheguem é essencial!

5) Aprender a valorizar pontos fortes: sabemos nos chicotear como ninguém e esquecemos de apreciar tudo o que temos de bom! Fazer "listas de amor próprio" e recheá-las de coisas boas sobre nós mesmos é importante para manter a saúde mental!

Qual é sua dica para suportar os tempos difíceis? 

 

_______________

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica | Consultora | Mentora | Colunista | Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Empreendedorismo, Carreira e Liderança | Atendimento a Executivos | Revisão de CV e Perfil Campeão LinkedIn
CRP: 06/74914

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]