Dica - Luciane Vecchio

7 passos para organizar vida financeira!

7 passos para organizar vida financeira!

Seja você uma dona de casa, um profissional que presta serviços, contratado, CLT ou ainda um empreendedor, a sua vida financeira terá grande importância no desempenho dos seus projetos, na sua performance e na realização dos seus sonhos.

Vida financeira é um assunto que as pessoas temem e, por muitas vezes, nem querem ouvir falar.

Mas, que tal mudar isso, começando hoje com medidas simples, mas, essenciais?

Te ajudo com 7 passos para organizar a sua vida financeira! 

1.    Invista em cursos sobre educação financeira e converse com mentores: independentemente se você está ou não com algum problema para colocar as finanças em ordem, investir em conhecimento é imprescindível, pois, a maior parte de nós nunca foi ensinado sobre como administrar o dinheiro. Se reeducar, colocar em prática, ser acompanhado, aprender a poupar/investir fará toda a diferença para a sua família!

2.    Comece a organizar as despesas de acordo com as entradas: corte extras e estabeleça metas para reduzir as chances de endividamento; reveja o uso do cartão de crédito (grande vilão!), do cheque especial (mais um vilão!), reorganize empréstimos, pague dívidas e separe uma quantia para cada coisa. A maior parte das pessoas nunca parou para fazer uma simples planilha de gastos. Corte aquilo que puder. Tem academia no prédio? Por que então não deixar de pagar mensalidade por algum tempo, usufruindo de um serviço que está incluso no condomínio?

3.    Reorganize as contas entre “preciso/esta conta é necessária” e “quero muito/desejo”: para saber onde está gastando o seu dinheiro e também para conseguir fazer a viagem dos sonhos, trocar de carro, comprar uma casa e etc. Quando você visualiza as coisas, começa a entender o que é ou não prioridade. Há aplicativos gratuitos para ter uma visão geral do fluxo financeiro! É simples e funcional!

4.    Antes de sair gastando, use sites e aplicativos que possam comparar preços e condições dos produtos/serviços. Alguns também contam com cupons de desconto, promoções e outras vantagens. Não compre por impulso, pesquise sempre!

5.    Compre fora de época: comprar brinquedo perto do Dia das Crianças ou joia próximo ao Dia das Mães pode ser uma grande furada! Antecipe, peça descontos, negocie e cuidado com os juros a prazo! Se organize para não deixar as compras para a última hora.

6.    Aprenda a poupar/investir: o que parece um bicho de 7 cabeças na verdade não é tão assustador, comece a estudar e buscar informações em perfis e sites de confiança para entender qual aplicação/investimento mais atende às suas necessidades.

7.    Tenha uma reserva de emergência: se a sua situação atual mal permite pagar as contas, esta sugestão fica como um 2º passo, logo após colocar tudo em ordem, mas, se você está com a vida financeira mais tranquila, comece hoje a fazer a sua reserva, afinal, não sabemos as surpresas que a vida pode preparar.

Bônus: pague a maior parte das coisas em dinheiro “vivo”. Assim, você vê a saída literal dele das suas mãos, diferentemente dos modelos PIX ou cartão e vai pensar 2X antes de gastar aquela nota novinha de R$100,00!

_______________

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica | Consultora | Mentora | Colunista | Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Empreendedorismo, Carreira e Liderança | Atendimento a Executivos | Revisão de CV e Perfil Campeão LinkedIn
CRP: 06/74914

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]