Dica - Luciane Vecchio

Como engajar os colaboradores?

Como engajar os colaboradores?

Antes de demitir ou de ver um bom colaborador pedindo demissão, precisamos conhecer alguns dos motivos pelos quais uma pessoa deseja permanecer na empresa, ainda mais em um momento de tanta mudança no mercado de trabalho.

◾ Remuneração justa: nada pior do que fazer um bom trabalho e não ser pago de maneira justa isso. Dinheiro não é o principal motivo, por incrível que pareça, pelo qual uma pessoa fica em uma empresa, mas, certamente, receber $$$ pelos seus esforços/conhecimentos, é importante!

◾ Reconhecimento: ser reconhecido pelo trabalho feito, pelas ideias, talentos, contribuição diária e saber da importância do seu papel na empresa.

◾ Feedback & Envolvimento nas Decisões: fazer parte, ser ouvido e, principalmente, poder compartilhar das decisões por meio do reconhecimento dos seus pontos fortes, das habilidades, é algo que estimula.

◾ Flexibilidade de Horário: ainda mais atualmente, poder ser pago pelo quanto produz e não pelo tempo de trabalho ou pelo famoso "bater crachá" é visto como diferencial. Poder fazer seu horário, trabalhar com liberdade e flexibilidade em vários sentidos tem feito com que muitos optem até mesmo por ganhar um menos, mas, por ter paz de espírito!

◾ Desafios: ser estimulado a fazer coisas diferentes, aprender, crescer, usar seus diferenciais. Mas, é importante lembrar que é uma via de mão dupla, pois, não fica apenas ao encargo da empresa estimulá-lo, o colaborador tem que mostrar proatividade, coragem e disposição para encarar o novo. 

◾ Aprendizado & Capacitação: o colaborador não deve esperar apenas da empresa que invista em seu desenvolvimento, mas, é muito valorizada pelos funcionários uma organização que estimula que se aprenda a cada dia, por meio de cursos, novas tarefas, investimento $$$ e capacitação. 

◾ Benefícios Flexíveis: já se foi o tempo em que VR, VA e Plano de Saúde era o sonho de todo mundo; muitas empresas já descobriram que consultar os colaboradores sobre diferentes benefícios faz com que produzam mais e sejam mais felizes. Exemplos: atendimento psicológico virtual, vale cultura, academia paga pela empresa, dentre outros.

O que estimula você a permanecer em uma empresa?

_____

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica | Consultora | Mentora | Colunista | Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Empreendedorismo, Carreira e Liderança | Atendimento a Executivos | Revisão de CV e Perfil Campeão LinkedIn
CRP: 06/74914

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]