Dica - Luciane Vecchio

Comportamentos que sabotam a diversidade de pensamentos!

Comportamentos que sabotam a diversidade de pensamentos!

Você sabia que alguns comportamentos podem sabotar a diversidade de pensamentos, a produtividade, a troca e a inovação nas empresas?

Apresento alguns deles:

1. Grupos não heterogêneos - times constituídos apenas por pessoas que concordam pode parecer muito bom a princípio. Porém, quando se trata de trazer novas ideias, as pessoas podem ficar engessadas e até tímidas! 

2. Líder não democrático - líderes que fazem gestão até dos pequenos detalhes, que desejam que tudo seja feito como eles mesmos fariam e que desestimulam a troca de livre pensamento, podem mais atrapalhar do que ajudar!

3. Cultura organizacional muito voltada à hierarquia - grupos em que apenas alguns mandam e a maioria obedece podem ser extremamente desmotivadores!

4. Líder que estimula a competitividade - competir de maneira saudável é extremamente positivo, mas, estimular comportamentos destrutivos entre o time seguramente não trará o melhor cenário a longo prazo.

5. Ambiente que não permite erro - não há nada mais antiquado do que desestimular o aprendizado que o erro traz. Errar por falta de caráter, por preguiça ou desleixo, é uma coisa, errar na tentativa de fazer algo bom, é outra. Devemos criar ambientes em que o erro seja visto como mais uma forma de tentar e não como algo a ser punido!

6. Grupos em que não são permitidas pausas - em tempos de home office, isso tem ficado ainda mais latente. Empresas que não permitem o ócio criativo, que estimulam que se esteja on-line 24h por dia, 7 dias da semana e que cobram por tempo trabalhado e não por entregas, realmente são responsáveis pela maior parte das doenças emocionais do trabalho, como Burnout, estresse, ansiedade e outras.

Vale lembrar que doenças emocionais ocupam o 3º lugar no ranking dos motivos de afastamento do trabalho.

_______________

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica | Consultora | Mentora | Colunista | Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Empreendedorismo, Carreira e Liderança | Atendimento a Executivos | Revisão de CV e Perfil Campeão LinkedIn
CRP: 06/74914

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]