Dica - Luciane Vecchio

Dê exemplos de suas competências, não apenas fale delas!

Dê exemplos de suas competências, não apenas fale delas!

Em um processo seletivo, você se destaca quando mostra ao recrutador o que fez, efetivamente, no modo prático.

Sendo assim, quando ele pergunta a você sobre uma competência técnica ou ainda comportamental, ajude-o a entender e a avaliar de forma mais eficiente, contando a ele um exemplo do que fez (ou do faria) em determinada situação.

Esteja preparado para contar sobre passagens e episódios de sua carreira, de forma tranquila, sem pressão ou pânico.

Não se alongue demais, seja objetivo mas, ao mesmo tempo, forneça detalhes que comprovem que você tem ou está desenvolvendo determinada competência. Mostre que desenvolve seu autoconhecimento e se preocupa com ele!

Por mais difíceis que possam ser algumas perguntas, esteja preparado para respondê-las de forma segura, pois é este o momento que você tem para se fazer conhecido e ser visto como um importante membro daquela equipe, essencial para aquela empresa.

Quem me conhece sabe que "personalizar" é uma palavra que uso muito (e pratico). Pois bem, personalize sua fala, afinal suas experiências são únicas.

Agarre a chance de mostrar quem você é, seus diferenciais.

Não precisa ser arrogante, do tipo: "sem mim você não poderá viver", risos, mas dê exemplos de situações em que suas principais habilidades precisaram ser usadas, sempre contando o problema, como o resolveu e a solução fornecida!

Sucesso!

 Se for copiar, dê crédito à autora! (eu)

#LucianeVecchioConsultora 

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]