Dica - Luciane Vecchio

Empatia no momento da demissão

Empatia no momento da demissão

Que assunto delicado é a demissão de um colaborador, não é mesmo?

Às vezes esperada, por vezes conversada, desejada ou ainda impensada! Ufa!

Nunca é uma situação confortável para quem está demitindo e muito menos para quem é o alvo da demissão.

Mas, para tornar esse momento mais humanizado, seguem algumas dicas:

1. Líder, avalie bem antes a situação: todos os feedbacks foram dados? A pessoa entendeu, ao longo do tempo, como poderia melhorar? Tudo foi feito para tentar apoiar esse colaborador?

2. Seja objetivo: se realmente há motivos, mostre-os ao colaborador. Se houve falha de caráter ou problemas éticos, chame o RH para acompanhar a demissão. Não deixe o assunto vago, sem boas explicações;

3. Escolha com empatia a data: demissão na 6af., ao fim do expediente? Faça pela manhã e, preferencialmente, não após o colaborador ter se dedicado muito à entrega de alguma atividade;

4. Escuta ativa: faça uma entrevista de desligamento, pergunte, troque, dê a chance da pessoa desabafar. Ainda que os motivos sejam plausíveis, como uma falha ética, por exemplo, é respeitoso ouvir a pessoa e usar os dados para melhorar, continuamente, os processos da organização;

5. Seja transparente: ressalte os pontos fortes do demitido e explique com assertividade os motivos da demissão;

6. Cuidado com os bloqueios: travar o computador, retirar objetos da mesa, pedir celular de volta. Calma! Antes da demissão, não faça isso! Faça somente após ter explicado bem os motivos; deixe o colaborador se recompor do choque!

7. Treine os líderes: o RH deve ser responsável por explicar, de maneira objetiva, aos gestores, como deve ser o processo de demissão, o que pode e não ser dito e como tornar esse momento o menos traumático possível! Ah! Mas não é o RH quem demite, ok. O líder direto do funcionário deve fazer o processo.

Respeito é tudo! Certo?

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Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica | Consultora | Mentora | Colunista | Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Empreendedorismo, Carreira e Liderança | Atendimento a Executivos | Revisão de CV e Perfil Campeão LinkedIn
CRP: 06/74914

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica | Dra. Carreira e Propósito - Instagram @dravecchio | Especialista em Carreira, RH, Liderança e Empreendedorismo | Colunista de Carreira & Comportamento | CRP: 06/74914

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