Dica - Luciane Vecchio

O que aprendi quando fui demitida?

O que aprendi quando fui demitida?

Era minha 1ª experiência em uma multinacional, eu era feliz e acreditava que tudo caminhava para o melhor. Sempre amei trabalhar, produzir e me sentir útil; eu estava no auge da carreira.

Recordo de ter passado mais de 6h juntando as coisas, fazendo a ficha cair. Tempos depois encontrei meu Diretor à época, que pediu mil desculpas pela demissão! 

Considerava que nada teria para aprender e fiquei com raiva muito tempo, me sentindo injustiçada.

Recordo de ter entrado em outra empresa, na sequência, e de ficar muito insegura por alguns meses. 

Aprendi que devemos fazer sim do local de trabalho o melhor possível, mas, nunca nosso porto seguro. Aprendi a não acreditar que as coisas são imutáveis, que cheguei ao topo e que daquela empresa, depende minha vida e até minha sanidade. 

Conquistei maturidade para me avaliar melhor, conhecer minhas qualidades e oportunidades de melhoria. Aprendi a não ter apenas orgulho das conquistas, mas olhar para o futuro e planejar mais a carreira. 

Aprendi a entender a dor do outro, a ter ainda mais empatia para, no futuro, fazer o que faço hoje, como empreendedora. Nas sessões que aplico, sou muito mais capaz de ajudar o cliente a aumentar sua performance.

Consegui compreender que todos podem sair de uma situação dolorosa de demissão e que todos têm condições de se reavaliar e mudar. 

Se eu nunca tivesse passado isso talvez não conseguisse ensinar tão bem o que é planejamento de carreira e como fazê-lo, de forma sábia e madura.

Aprendi que líderes são humanos e, graças a isso, hoje em dia, treino muitos líderes, reconhecendo suas dores, angústias e limitações.

Reconheci que sou capaz de passar por muitos locais, mas ainda manter a minha essência. Aprendi a ser mais dinâmica, me adaptando às mudanças de projeto, cenário e pessoas, e conseguir rapidamente passar a dar resultado.
Consegui assim, ser Consultora de RH e atender a várias empresas e clientes, simultaneamente.

Consegui parar para analisar criteriosamente meu CV e reformulá-lo. Começava aqui o trabalho de revisão de material, que persiste de forma ainda mais aprimorada, até hoje.

A minha dica ao compartilhar tudo isso é para que você saiba que é possível passar pelas experiências mais dolorosas e sair vivo!

Saiba utilizar, desenvolver e identificar a sua capacidade de empreender, não apenas para sair vendendo algo, mas para ter possibilidade de nunca ficar na mão, avaliar novos cenários, não se apegando ao que teve ou ao que ainda tem hoje, principalmente se hoje você só tiver dor e mágoa.

_______________

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica | Consultora | Mentora | Colunista | Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Empreendedorismo, Carreira e Liderança | Atendimento a Executivos | Revisão de CV e Perfil Campeão LinkedIn
CRP: 06/74914

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]