Dica - Luciane Vecchio

O que o recrutador deseja compreender sobre o candidato em um processo seletivo?

O que o recrutador deseja compreender sobre o candidato em um processo seletivo?

Sempre me perguntam: "Luciane, o que o recrutador deseja compreender sobre o candidato em uma entrevista por competências, dinâmica de grupo, apresentação de case e outras tarefas, em um processo seletivo?"

Antes do início de toda seletiva, o recrutador alinha com o solicitante da vaga um perfil. Neste documento, constam características comportamentais e habilidades técnicas que são desejadas pela área/gestor responsável por aquele profissional. Quase na totalidade das vezes, não é o recrutador quem "escolhe" as características que deseja, mas estas são informadas pelo requisitante da vaga, que diz aquilo que acredita ser melhor no perfil para o fechamento de uma posição, que se enquadra melhor com o time, atividades, etc. Obviamente, o papel do profissional de RH/Seleção é ativo neste momento em que, com seus conhecimentos técnicos, avalia o que é solicitado. Porém, tanto esta decisão, quanto a escolha final, são de responsabilidade do futuro líder do contratado.

Sendo assim, as dinâmicas e outras tarefas são elaboradas visando entender se o candidato apresenta aquelas habilidades e comportamentos, compatíveis com o perfil. Há uma série de formas de entender se a pessoa que está participando do processo têm aquelas habilidades técnicas e as características comportamentais que melhor se encaixam na posição.

Sempre que escrevo penso que o recrutador é, antes de qualquer coisa, não apenas habilidoso e extremamente experiente nas funções que executa, como respeitoso e apaixonado por pessoas.

Para os candidatos, a dica que sempre passo é: não adianta tentar apresentar algo que você não é, que não sabe fazer ou tentar adivinhar o que se passa na cabeça do requisitante. Você deve ser contratado pelo que é, pelo que sabe fazer e por suas reais características!

Portanto, seja você mesmo!! Faça o melhor que puder, esteja preparado, com informações sobre você mesmo (autoconhecimento), sobre a vaga e sobre a empresa, e boa sorte!

 

Se for copiar, dê crédito à autora (eu!)

#LucianeVecchioConsultora

www.lucianevecchioconsultora.com.br/

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]