"Pensar junto" - Já fez isso hoje?

"Pensar junto" - Já fez isso hoje?


Grandes empresas já entenderam a importância das áreas trabalharem em conjunto. Áreas de Treinamento, RH e Comercial, por exemplo,  já estão caminhando juntas há alguma tempo, com excelentes resultados - apesar das resistências. Aliar expertises e mantê-los em contato, faz com que novas e criativas soluções sejam conquistadas.

Imaginar que somente a área detentora como especialista do processo seja capaz de pensar soluções é um grave engano. Muitas vezes, a melhor solução aparece através de outras áreas que “palpitam” sobre a outra. Menos contaminadas por pré-conceitos ou por dificuldades e mais livres para criar, com menos medo de errar, podem fornecer sugestões para processos “emperrados”.

Criar em conjunto, planejando em conjunto, reflete uma possibilidade maior de acerto. Em momentos de crise, estas ideias podem ser ricos recursos quando o assunto é demissão, por exemplo.

Em melhores fases da empresa, podem ser a diferença entre ideias medíocres – que não sejam eficientes e não pensem nos colaboradores e na cultura da empresa – e ideias que estejam alinhadas à cultura da empresa.

Veja, às vezes, infelizmente, muito pouco se dá atenção à área de Departamento Pessoal. Porém, esta é a responsável por reconhecer “gordurinhas salariais”, benefícios que podem ser melhorados visando negociações com as empresas prestadoras, que sejam melhores para a empresa e para os empregados, reconhecimento dos índices de abstenção e seus motivos, índices de acidentes de trabalho, turn over, negociações com fornecedores, entre outros. Aqui entre nós, isso serve a todas as áreas, não é mesmo?

Em algumas empresas, que estavam prestes a demitir em massa, foi verificado que o maior gasto não era com salários e benefícios, como se imaginava, mas com as frequentes demissões ou, pedidos de demissão, que geravam gastos trabalhistas que não poderiam ser negociados. Ações que envolviam o reconhecimento dos pedidos de demissão e os motivos pelos quais mais se demitia, foram avaliados profundamente, gerando com isso ações a custo zero para melhorias de performance e identificação de perfis.

Em outros exemplos, o envolvimento dos times em projetos comuns com profissionais de alta performance geraram soluções que envolviam desde a área financeira até a de processos.

Para que sua empresa se destaque, é necessário que a todos instante, novos recursos e ideias sejam repensadas, não cabe mais o “sempre foi feito assim”, “em time que está ganhando não se mexe”, “cheguei até aqui fazendo desta forma” e etc.

Para isso, é papel dos líderes envolverem-se e envolverem suas equipes, reconhecendo a importância de cada membro, projeto ou ação. Momentos de julgamento de performance, como programas de avaliação de desempenho, devem ser apresentados de forma positiva e não como projetos de uma área isolada. Os resultados devem ser apresentados de forma clara e honesta e os frutos colhidos por quem for de direito. Quando um projeto é implementado, todos os seus passos têm que ficar claros e serem respeitados por todos os envolvidos. Estas ações geram credibilidade e envolvimento genuíno de todas as partes.

Quando pensamos em um processo especifico, de seleção de pessoas, por exemplo, devemos lembrar de envolver os responsáveis requisitantes de cada setor. A palavra final, a responsabilidade, será sempre deles. Porém, a responsabilidade pela melhor escolha, deve ser compartilhada com todos os envolvidos. Quando temos vários olhares sobre os candidatos, por exemplo, conseguimos minimizar erros e criar melhores chances de acerto.

Por fim, quando pensar de forma comodista sobre uma dificuldade, lembre-se de, quem sabe, pedir ajuda ao colega da sala do lado, sugerindo que integre sua equipe de projeto.

 

 

Luciane Marcovecchio

Coach, Psicóloga, Especialista em RH, Consultora de Carreira

CRP: 06/74914

www.lucianevecchioconsultora.com.br

Consulte serviços de Coach, Aconselhamento de Carreira, Revisão de CV e etc.

Acesse: https://www.facebook.com/consultoriaRHcarreira/

 

* com exceção da primeira imagem, o texto é de minha autoria, se for compartilhar, cite autor e fonte!®



- - -

Para te apoiar no aumento de performance em qualquer área da vida, conte comigo!

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem dar o devido crédito.


Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]