Aprenda como desenvolver força mental para enfrentar os desafios!

Pergunta do leitor:

“Depois de um tempo fora da Redação, consegui voltar para cobrir seis meses de licença-maternidade. Sem dúvida, uma grande oportunidade para tentar me efetivar novamente no delicado mercado do jornalismo, já que estou num grande veículo. Pressão e deadline é uma cosia que sempre houve e há em todos os lugares. Mas agora está diferente... com as Redações enxutas, a disputa por dar notícia em tempo real e a gente participando de diversos grupos de WhatsApp para receber notícias e tendo vários chefes (editores!) ao mesmo tempo e fazendo toda a diferença dar uma notícia um minuto antes dos outros veículos.  Por conta desses grupos de WhatsApp, você está no meio de uma apuração e já estão vindo outras... e tenho que tomar muito cuidado para não me perder e não ser furado, deixando de dar uma notícia que outro veículo deu...  O que mais estranhei nisso tudo foi a rapidez e ter de trabalhar com toda essa velocidade. Considero-me com maturidade emocional para trabalhar, sou experiente e centrado, mas nunca havia passado em minha carreira por um momento tão difícil dentro do ambiente e tendo que lidar com chefe estressado que às vezes não se dirige a você de forma inadequada... Preciso de ter uma força mental para lidar com esse desafio com tranquilidade e não deixar essa oportunidade escapar... O que posso fazer nesse sentido?”             

Resposta:

Aprenda como desenvolver força mental para enfrentar os desafios!

Avaliação do cenário

Que situação, não é mesmo?

Você está no “olho do furação”, essa é a verdade, afinal, os veículos de imprensa talvez sejam os mais são solicitados no que diz respeito à agilidade, ainda mais em meio ao caos das fake news.

O que é nítido no seu texto é que você tem um bom panorama da situação e consegue avaliar bem o cenário, compreendendo os pontos críticos, talvez devido às suas competências jornalísticas.
Isso já te dá alguma vantagem, pois, conhece os pontos fracos da situação e também as suas próprias habilidades.

Ser experiente, centrado e maduro emocionalmente, certamente te fez sobreviver ao longo da carreira aos imensos desafios enfrentados e, é justamente nessas características que você deve se apoiar para enfrentar essa situação.

Ao contrário do que às vezes indico aqui nas respostas, não diria para buscar outra oportunidade em nova empresa afinal, você mesmo cita ser um grande veículo de comunicação, além do fato de me parecer que está feliz com o que faz e com a profissão que escolheu, apenas tendo encontrado uma pessoa menos preparada pelo caminho (um líder imaturo), além de um cenário mais automatizado, célere, como talvez encontrasse em qualquer outro local.

Use as competências que já tem para enfrentar os novos desafios

Como citei acima, uma forma de conseguir respirar em meio ao caos é saber quem você é e reconhecer suas habilidades, elevando sua autoestima e autocrença.

Porém, há outras ferramentas, como meditação, terapia com psicólogo, homeopatia, alopatia, e tantas outras maneiras de se equilibrar para conseguir lidar melhor com a situação.

Você mesmo diz que é uma oportunidade que “não pode deixar escapar’. Então, use todos os recursos possíveis, incluindo cuidado com sua saúde física, alimentação e saúde mental para que consiga saber separar o que é conteúdo seu e o que é do outro.

Sinceramente? Não economize, ou seja, use de todas as armas que puder para passar a semana centrado e dar conta do recado, sem pensar que são gastos desnecessários ou perda de tempo. E se cansar, pare e descanse, mas, não desista! Sempre respire fundo!

Use e abuse da gestão do tempo

Quando estamos envoltos em tantas redes sociais, é normal fazer muitas coisas ao mesmo tempo, se sentir produtivo e depois perceber que, na verdade, ao fim do dia, não se fez nada útil e não se usou o tempo adequadamente.

Separar as tarefas em: importante, urgente e circunstancial - e para isso indico o livro:  “A Tríade Do Tempo” de Christian Barbosa - fará com que consiga gerir a sua agenda de maneira assertiva, sem se perder em meio à velocidade das informações e às necessidades alheias.

Isso também fará com que tenha mais equilíbrio emocional, se sinta mais dono da situação, das suas emoções e sobre como as coloca para fora.

Pratique a técnica RAIN

Você conhece a metodologia RAIN? Acredito que ainda não tenha ouvido falar.

Para conseguir fazer o que propus acima, separar o que é seu do que é do outro e sobreviver em meio ao cenário de guerra das notícias “just in time”, essa prática pode te ajudar a perceber seus sentimentos de maneira bem rápida e realinhar as suas emoções.

Ela foi desenvolvida por Michele McDonald e é muito útil para gerenciar os sentimentos com atenção e assertividade.

Quando nos deixamos dominar pelas emoções, tendemos a ficar alheios ao que está verdadeiramente acontecendo ao redor e sentimos que não temos opções!

A prática R.A.I.N vai te ajudar a se conectar ao momento presente!

R - RECONHEÇA - qual emoção você está sentindo? Dê nome a ela. Raiva? Tristeza? Angústia?

A - ACEITE! Sim, é isso mesmo, não lute contra, mas, aceite a sua emoção, mesmo que não goste dela. A verdade é que ela está presente no momento e tentar colocá-la para debaixo do tapete não vai ajudar!

I - INVESTIGUE - compreenda a sua emoção, mas, não acredite que você é ela. Analise os pensamentos que passam pela cabeça, mas, não os leve tão a sério, pois, eles não são a realidade em si. Como você sente seu corpo? Concentre-se nele, onde a emoção está localizada em seu corpo?

N - NÃO se identifique - encare a emoção como um evento passageiro. Pense da seguinte forma: "esse sentimento não é eterno, ele logo passará".

Pratique o RAIN sempre que estiver enfrentando uma emoção desafiadora, pois, dessa maneira, você não se deixará levar de maneira automática pelas emoções difíceis, o que aumentará a sua percepção de ter escolhas e não ser paralisado pelos sentimentos!

Me conta, o que achou dessa técnica? Uso bastante no consultório e têm efeitos importantes no tratamento dos pacientes!

Sucesso!

_______________

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica | Consultora | Mentora | Colunista | Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Empreendedorismo, Carreira e Liderança | Atendimento a Executivos | Revisão de CV e Perfil Campeão LinkedIn
CRP: 06/74914

 

 

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica | Dra. Carreira e Propósito - Instagram @dravecchio | Especialista em Carreira, RH, Liderança e Empreendedorismo | Colunista de Carreira & Comportamento | CRP: 06/74914

[email protected]