Como negociar um aumento salarial? Veja 6 dicas práticas para conversar com o seu líder ainda nessa semana!

E-mail enviado por um leitor:

Fui promovido só no cargo. Quando e como pedir aumento?        

“Trabalho como coordenador em uma empresa de Call Center, a gerente precisou se desligar da empresa, eu era o seu sucessor natural. Com essa crise que o País atravessa agora, acabei assumindo funções e cobranças da gerência, mas não oficialmente. A Direção não sinaliza em aumentar o meu salário. O que faço? Como abordar uma conversa desse tipo com a Diretoria e qual seria o momento? Por gentileza, me oriente... Muito obrigado.”    

Como negociar um aumento salarial? Veja 6 dicas práticas para conversar com o seu líder ainda nessa semana!

É unânime!

As pessoas pensam que pedir aumento é sinônimo de ser visto como ganancioso!

Por isso, a maior parte se acomoda e não batalha pelo reconhecimento!

A verdade é que o maior sabotador do seu crescimento é você mesmo, afinal, as expectativas que você colocou em si mesmo fazem com que a sua autoconfiança seja minada!

Um estudo realizado nos EUA indica que 83% dos funcionários que tentam negociar a sua remuneração conseguem o aumento.

Que tal entrar nessa estatística?

Se você aprender a negociar e a persuadir, será muito mais fácil mostrar dados concretos para que seu pedido seja atendido.

Reúna “provas” que mostrem o seu atingimento/superação das metas acordadas, mostre que é capaz de fazer ainda mais e não deixe espaço para o não, afinal, você estará munido de fatos que mostram o quanto é valioso.

Para isso, o autoconhecimento e a auto avaliação são imprescindíveis.

Ah, mas... tenha bom senso, não adianta pedir aumento no momento em que a empresa está enxugando despesas ou quando o clima está péssimo.

Se esse aumento não acontecer e você descobrir que está mesmo insatisfeito, é hora de fazer uma mudança mais profunda, de cargo, de empresa, local de trabalho... você não é obrigado a estagnar a sua carreira nessa empresa!

Para conseguir pedir o aumento e até mesmo a mudança de cargo, siga essas dicas:

  1. Comece pesquisando os salários de mercado, qual é o salário médio para o seu cargo?
  2. Leve em conta seu nível de senioridade, ou seja, seu tempo de experiência na área.
  3. Leve em conta também o seu momento de carreira, você está bem empregado? É hora de arriscar e pedir um salário maior? Mais benefícios? Você quer dar um passo em direção a outras oportunidades de carreira?
  4. Pense em outras coisas além de salário: mais do que apenas negociar o salário, considere o que a empresa pode oferecer indiretamente. Um MBA, por exemplo, a migração para um país que você deseja morar, o pagamento de um curso de idiomas, a melhoria dos benefícios, horários mais flexíveis...
  5. Lembre-se de que, mesmo em cenários mais dinâmicos, há setores que estão melhores que outros, o que influenciará diretamente no sucesso da sua negociação.
  6. Saiba quando parar: se você perceber que a empresa não está aberta a negociações, não insista e analise as opções que tem, seja permanecer nesse cenário ou buscar novo emprego.

Dica de ouro: Foque no valor que você pode entregar para a empresa, afinal, se você tirar o foco do que acredita que merece e colocar no que sabe que pode oferecer e tem oferecido à empresa, as chances serão muito maiores! Mostre seus resultados!

Sucesso!

_______________

Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica | Dra. Carreira e Propósito - Instagram @dravecchio | Especialista em Carreira, RH, Liderança e Empreendedorismo | Colunista de Carreira & Comportamento | CRP: 06/74914

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica | Dra. Carreira e Propósito - Instagram @dravecchio | Especialista em Carreira, RH, Liderança e Empreendedorismo | Colunista de Carreira & Comportamento | CRP: 06/74914

[email protected]