Conheça as 13 habilidades mais procuradas em um alto executivo!

E-mail enviado por um leitor:

“Que tipo de comportamento ou quais tipos de comportamento poderiam alavancar minha carreira para eu me tornar um CEO: a humildade? O carisma? Não me acho carismático. Que conselho a senhora me daria para eu poder me tornar um CEO?”

Resposta:

Pratique o autoconhecimento

Algo bastante importante na trajetória aos cargos executivos é o autoconhecimento. Não se pode fugir dele. Para alcançar um nível de maturidade necessária ao CEO de uma organização, se relacionar bem, conhecer sobre pessoas, suas características, como agir com cada perfil e ser estratégico, conhecer primeiro a si mesmo é o passo principal.

Além disso, desenvolver algumas habilidades, como as que apresento abaixo, é imprescindível e, para isso, é importante buscar não apenas terapia, coaching ou mentoria, mas desenvolvimento prático, ou seja, treinar no seu dia a dia estas competências; para ser um profissional exímio não apenas tecnicamente, mas comportamentalmente, a prática é essencial!

Decida treinar uma competência por dia e, ao fim dele, anote o que foi feito, como você se comportou, de que maneira utilizou aquela habilidade, como pode aprimorar esse uso e quais insights obteve. Desafie-se e vá ao limite no treino destas habilidades.

Te convido a ler meu texto sobre a importância do perfil comportamental no mercado de trabalho.

Peça feedbacks

Peça feedbacks para líderes, colegas, amigos e pares, verifique como anda o seu relacionamento com as pessoas.

Alguns profissionais são menos carismáticos do que outros, mas é importante estar consciente da necessidade de treinar a sua escuta ativa, que o levará a desenvolver empatia, comportamento essencial para o sucesso de um alto executivo. Saber ouvir pessoas é uma arte!

Veja as competências que são mais buscadas atualmente nos níveis de liderança, anote aquelas que já tem e pode reforçar e as que precisa desenvolver, estabelecendo um plano para cada uma delas, como fará, de que maneira fará e em quanto tempo.

Afinal, a melhor forma de desenvolvermos qualquer coisa em nossas vidas é praticando duramente, fazendo um pouco por dia, como nos ensinou John Gall: “Um sistema complexo que funciona é invariavelmente evoluído a partir de um sistema simples que funcionou.”.

Ou seja, comece de onde está, com os recursos que têm e avance um pouco por dia, de maneira a alcançar o sucesso que deseja.

Veja o que tem sido mais buscado atualmente quando se fala do comportamento de um alto executivo:

  1. Poder de influência e impacto no ambiente, persuasão – carisma, personalidade forte, marcam por onde passam;
  2. Energia + tomar decisões sob pressão – saber lidar com estresse;
  3. Senso de urgência;
  4. Iniciativa – capacidade para assumir riscos;
  5. Extroversão;
  6. Ser bom ouvinte;
  7. Orientador estratégico de pessoas;
  8. Criatividade;
  9. Espírito colaborativo;
  10. Adaptabilidade;
  11. Gestão do Tempo;
  12. Raciocínio Estratégico;
  13. Negociação.

E então, como você se enquadra em cada uma destas habilidades? Como tem se planejado para alcançar o cargo que almeja, onde tem que investir mais energia e quais características já são de sua natureza?

Invista em seu desenvolvimento e você alcançará o que deseja!

_____________________

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica, Master Coach, Especialista em RH, Carreira, Liderança, Executive & Life Coaching, Colunista de Carreira & Comportamento
CRP: 06/74914

Consulte mais artigos em: https://www.lucianevecchioconsultora.com.br/blog

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]