• (11) 99576-8004
  • contato@lucianevecchioconsultora.com.br

Dica rápida para líderes! Você sabe o que faz "brilhar os olhos"​ de seus liderados?

Dica rápida para líderes! Você sabe o que faz "brilhar os olhos"​ de seus liderados?

Você, como líder, se preocupa apenas com a produtividade e a entrega de metas e resultados de sua equipe? Separa bem as coisas entre vida pessoal e profissional e não deixa que nada se misture, "interfira" ou "tire a concentração"?

E você? Conhece o potencial de cada membro de sua equipe? Se preocupa com a vida deles fora da empresa, com as coisas que eles gostam de fazer, interesses, gostos, necessidades? Sabe o que faz brilhar seus olhos? Reconhece que pessoas são seres integrais e que vários aspectos influenciam no dia a dia, resultados, humor e entrega?

Liderar se preocupando apenas com uma parte da vida das pessoas dá muito mais trabalho e, aqui entre nós, é muito mais chato!

A principal questão é que o líder alega não ter tempo. Porém, se esquece de verificar como está utilizando este tempo. Com qualidade? Para verdadeiramente conhecer seus liderados, se preocupando com eles? Ou somente cobrando respostas e metas?

Todo líder deve investir tempo para conhecer o potencial dos seus liderados, ou seja, conhecer os seus talentos naturais, dons e competências que, ao serem utilizados, promoverão grande satisfação neles, e obviamente, melhorias para a empresa, o projeto e organização.

Um executivo dia destes me contou que ficou sabendo, através de uma conversa num café, um bate papo promovido por ele, que um colaborador de sua equipe realizava um trabalho voluntário muto interessante e que isso fazia com que seus olhos brilhassem.

O líder se interessou em saber mais e isso fez com que a comunicação e o relacionamento deles melhorasse muito; além disso, o executivo foi capaz de ajudá-lo com algumas dificuldades que o projeto apresentava e ambos estreitaram relações.

Conhecendo e entendendo as motivações das pessoas, promove-se interação e proximidade. Encontros individuais e momentos de descontração propiciam a troca de conhecimento e experiências.

Somos "seres em relação", troca faz parte das relações!

Liderança é doar tempo, qualidade de tempo e tempo de qualidade!

Sim, liderar é um trabalho que dá trabalho.

Mas, não é muito bom poder fazer diferença na vida das pessoas e, obviamente, alcançar resultados de forma mais tranquila, leve e saudável?

A pergunta que fica para o próximo artigo é: "seus liderados contratariam você como líder"? Pense nisso!

 

___________________________

Luciane Marcovecchio - Coach pela Escola Superior de Coaching Act Coaching, Psicóloga, Especialista em RH, Psicanalista

www.facebook.com/consultoriaRHcarreira/

Para soluções em RH, acesse: http://www.lucianevecchioconsultora.com.br

*À exceção das fotos, imagens e/ou vídeo, o texto é de minha autoria.® Respeite indicando meu nome caso compartilhe ou use de alguma forma!

Luciane Vecchio

Luciane Vecchio

Psicóloga, Psicanalista, Coach, Especialista em RH, Consultora de Carreira, Orientadora Vocacional.

contato@lucianevecchioconsultora.com.br