• (11) 99576-8004
  • contato@lucianevecchioconsultora.com.br

O líder perdido - a importância do desenvolvimento das lideranças nas empresas

O líder perdido - a importância do desenvolvimento das lideranças nas empresas

Em meus muitos anos de experiência com desenvolvimento de lideranças encontrei pelo caminho todo tipo de líder, de personalidade e de forma de comandar.

O que mais me impressionou, principalmente na experiência mais recente é a falta total de investimento das empresas no preparo e desenvolvimento de seus líderes.

No preparo dos futuros líderes, no acompanhamento dos líderes atuais e na total falta de estrutura neste quesito. O que, infelizmente, percebi é que são cegos guiando cegos.

Empresas maiores, empresas menores, empresas consideradas sólidas... nenhuma escapa. Conheci pessoas tecnicamente preparadas, com seus sólidos conhecimentos no que o lado técnico do cargo pedia.

Nas inúmeras turmas de líderes para os quais ministrei treinamentos, o tema liderança estando ou não em foco, pude perceber a angústia por respostas básicas (e outras necessidades mais complexas) e a total falta de "rumo" quando o assunto eram "pessoas".

Vi muitos tentando acertar e, até mesmo nos líderes que foram meus "chefes", uma total falta de importância ao tema.

Prefiro aquele que assume que nada sabe e que pede ajuda, ao que finge saber e vai aos trancos e barrancos perdendo pessoas importantes da equipe pois não sabem liderar, reconhecer talentos e, muitas vezes, infelizmente, os veem como competidores e não como membros de uma mesma equipe.

Vi equipes serem desintegradas por total falta de preparo de seus líderes. Preparo "comportamental" para exercerem liderança. Percebo que as empresas entendem investimento em desenvolvimento de liderança como custo, puro e simples gasto de dinheiro.

Nas empresas as quais verificamos que pensam diferente, que investem em aconselhamento, desenvolvimento e suporte aos líderes, tudo funciona diferente. Percebemos como estes líderes não são cegos guiando cegos, mas pessoas que entenderam que desenvolver apenas a parte técnica de seus cargos, é pouco (e quase nada quando se fala de liderar gente!).

Vemos nestas empresas, pessoas sendo preparadas para serem sucedidas, pessoas sendo preparadas para sucederem e lidarem com gente, afinal a minha frase de sempre é: "resultados só acontecem por meio de pessoas". Não é mágica!

Vi empresas que levam isso a sério e, mesmo em meio à crise, não deixaram de investir e ver seu capital humano, seus líderes, como peças chaves para que o barco não afundasse.

Cortar "custos" com treinamentos, aconselhamentos, coaching, não adianta em nada. Aliás, atrapalha e muito.

Nas inúmeras experiências que tive não apenas um, mas vários choraram em sala de aula, em aconselhamento, pois o assunto liderança de pessoas estava muito distante da agenda de seus gestores.  Líderes não se sentiam apoiados, suportados em meio às suas dúvidas sobre como levar adiante suas equipes, como liderá-los e desenvolvê-los. Sentiam que precisavam fazer algo, mas não conseguiam entender nem por onde começar!

O resultado tem sido o que temos visto diariamente, pessoas infelizes sendo lideradas, líderes insatisfeitos liderando. Diretores, presidentes, acreditando que sabem tudo sobre capital humano, mas na verdade pouco realmente buscam no desenvolvimento de seu "jeito de liderar".

É passada a hora de entendermos que, da mesma forma que buscamos cada vez mais capacitação técnica, devemos buscar o conhecimento sobre nós mesmos e o desenvolvimento comportamental, o aprendizado sobre ser um líder para cada um dos meus subordinados...
As empresas devem valorizar, se engajar e desenvolver este tema tão importante!

Muita teoria, pouca prática, pouco engajamento e zero em preocupação com o desenvolvimento comportamental, esta é a receita para o fracasso de projetos, grupos, empresas.

Onde não há investimento, não há prosperidade!

Luciane Vecchio

Luciane Vecchio

Psicóloga, Psicanalista, Coach, Especialista em RH, Consultora de Carreira, Orientadora Vocacional.

contato@lucianevecchioconsultora.com.br