Quer ser um líder de verdade?

Quer ser um líder de verdade?

Muito temos lido sobre liderança, são tantos os comentários que eu não tenho dúvida de que os candidatos à liderança ou líderes de fato devem ficar confusos.

Para ajudar, seguem algumas dicas sobre a atuação em posições de chefia:

Lembre-se de valorizar, estimular e fortalecer a criatividade em sua equipe; estimule trabalhos em grupo com pessoas de personalidade e características técnicas e comportamentais diferentes - busque pessoas que sejam inovadoras e que sejam parceiras.

Respeite a individualidade de cada membro de sua equipe, reforce o diálogo franco e sincero. Lembre-se de ser o líder que cada um precisa.

Distribua seu tempo entre tarefas técnicas e necessárias para que todas as entregas sejam feitas com qualidade, no tempo certo e de forma correta. Mas, lembre-se também de separar uma parcela do seu tempo para estar em contato com cada membro de sua equipe. O seu time precisa saber que pode contar com você.

Delegue, confie e se for preciso, esteja próximo para ensinar e aconselhar.

Apesar da rotina corrida, nunca se esqueça de fornecer feedbacks periódicos. Analise um a um, tome um tempo para estudar cada pessoa do seu time e adequar seu feedback personalizado. Isso torna sua equipe fortalecida e motivada. Forneça devolutivas justas, com qualidade, planejadas, focando no comportamento (não na personalidade) de cada um. É isso mesmo, não seja o mesmo líder para todos, mas um líder diferente para cada membro de sua equipe!

Conheça você mesmo, falhas, pontos fortes. Somente aquele que conhece a si mesmo consegue liderar com qualidade.

Busque e estimule a busca por estudo e desenvolvimento!

Esteja disposto a ouvir, sempre. Afinal, você não sabe tudo e contratou aquelas pessoas pois confia no trabalho e na capacidade de cada um. Demonstre que você confia neles!

Analise, junto de sua equipe, processos, procedimentos e ações que podem ser melhorados e "desburocratizados". Leve em conta a opinião de quem coloca a mão na massa diariamente!

Dê crédito, reconheça de imediato! Estimule a participação de cada um!

Estimule o trabalho em equipe e parabenize por cada ideia. Não foque apenas em grandes soluções ou projetos, mas nas pequenas conquistas do dia-a-dia.

Uma das reclamações que mais ouço é sobre líderes que não reconhecem seus limites - não aceitam novas ideias, pensam que já sabem tudo, e que não compartilham conhecimento. Seja solícito e amistoso. Se você delega, você mostra confiança!

Pode parecer óbvio, mas respeite cada um de sua equipe. Não tenha "um queridinho". Já vi muitas equipes se desfazerem e se desmotivarem pelo simples fato de que o líder adota um profissional em especial e deixa de lado competências e características dos demais. Reforce os pontos fortes de cada um! Coloque-os em contato, estimule a troca!

É importantíssimo contratar um novo membro para a equipe pensando na equipe que você já tem! Como este novo contratado se encaixará no meu time?

Pode parecer óbvio, mas agradeça e estimule o comprometimento. No dia a dia esteja atento aquela pessoa que precisa mais ou menos de sua atenção, que está passando por algum problema, que precisa conversar... Seja humano!!

Fale comigo! Sou especialista em RH, aconselhamento de carreira e desenvolvimento de lideranças!

Luciane Marcovecchio

https://www.facebook.com/consultoriaRHcarreira/

 



- - -

Para te apoiar no aumento de performance em qualquer área da vida, conte comigo!

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem dar o devido crédito.


Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]