Devo pedir demissão em lealdade ao meu chefe?

E-mail enviado por um leitor: 

“Fui trazido para a empresa onde estou por um amigo, que hoje é meu chefe. Vai haver um remanejamento e ele será demitido. Querem me migrar para a área de segurança, posto de chefia, não o chamaram, porque ele não tem perfil. É antiético eu aceitar ou devo sair também em solidariedade ao meu amigo?”

Resposta: Entendo sua postura e bato palmas para ela, ética é um valor que se perdeu no tempo, infelizmente.

Apesar de ser ético, de fato, não é você o responsável pela futura demissão, tendo em vista que pelo que você me conta, ele não tem perfil para a vaga em questão.

Entenda, não cabe a você a decisão de demitir ou não uma pessoa. Se for pertinente, você pode comentar com sua liderança se não é possível aproveitá-lo em outra posição, mas, pelo que entendo, isso não está na sua alçada no momento. O que não tem solução, solucionado está!

Carreira em Y  

É muito usual as empresas não levarem em conta a chamada carreira em Y (dar ao profissional a possibilidade de escolher entre a área técnica ou de gestão). Ou seja, uma pessoa muito boa tecnicamente não necessariamente será um bom líder. É aquela máxima: se perde um excelente vendedor e se ganha um péssimo líder ao promover sem critério.

Uma das consequências de se negligenciar o perfil de cada colaborador, é a promoção de muitas pessoas para cargos de liderança sem antes desenvolvê-las para tal fim.

Liderar é uma habilidade nata? 

Ainda hoje se pergunta muito se a liderança é uma habilidade nata ou não. Fato é que muitas pessoas chegam ao mundo já organizando a creche, risos, e outras vão desenvolvendo esta habilidade ao longo da vida, se assim desejarem, claro. 

É torturante ver indivíduos que não querem liderar, chefiando outros. Elas se desgastam e vão contra seus valores e desejos. Com isso, não quero dizer que a liderança não possa ser aprendida, ela pode e deve. Porém, algumas pessoas simplesmente gostam de posições mais técnicas e não há nada de errado nisso. 

O que faz um bom líder?  

O bom líder, afinal, conhece o perfil de cada um, os desenvolve e os coloca em posições de acordo com suas competências, tirando o melhor de cada um. 

Liderança é estar constantemente em desenvolvimento, ou seja, liderar não é simplesmente abraçar a posição e pronto, mas, estudar constantemente e, principalmente, se conhecer cada dia mais. 

Pela sua fala, reconheceram em você esse perfil de líder, por isso o convite. 

Por que você pediria demissão? 

Veja, aceitá-lo não é errado, por qual motivo você pediria demissão? Teríamos dois desempregados, apenas isso. 

Esta situação pode acontecer a qualquer pessoa, todos nós podemos, em algum momento da carreira, deixar de fazer parte de uma organização, por inúmeros motivos. 

E como fica a amizade?  

Acredito que, após a demissão e a conclusão de sua promoção, você possa chamá-lo para conversar e explicar a sua posição, pretendendo manter a amizade e se colocando disponível para ajudá-lo, com tudo às claras.

Pense comigo, se ele não tem perfil, será que seria feliz nessa posição? Além disso, se ele é seu amigo, não vai querer o seu bem, o melhor para você? 

Para que você fique definitivamente confortável, se coloque na posição inversa. Se o melhor acontecesse com ele, você sendo amigo verdadeiro e leal, não iria desejar que ele crescesse na carreira? O culparia por algo que ele não pode controlar? Pediria que ele saísse do emprego? Creio que não... 

Infelizmente, acontece sim de muitas amizades se encerrarem por ruídos na comunicação quando estes são colegas na mesma empresa. Mas, creio que com maturidade e reciprocidade, tudo poderá ficar bem no final.

_____________________

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento
CRP: 06/74914

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]