Dicas importantes para lidar com o estresse!

Dicas importantes para lidar com o estresse!

O estresse já é algo tão comum, que acreditamos que é normal senti-lo. Muitos não sabem mais viver sem as sensações que ele provoca e até estranham quando tudo está calmo demais.

Na realidade, conseguir escapar do estresse atualmente é quase impossível, pois, vivemos em um mundo cercado de informações e necessidade de retornos rápidos, ação, agilidade, urgência.

Porém, a verdade é que o estresse pode trazer consequências físicas e emocionais, afetando, atualmente, mais de 90% da população! Ou seja, realmente não podemos negligenciar o diagnóstico e o tratamento!

O estresse dispara, inicialmente, um estado de alerta, em que o corpo produz adrenalina e isso move o sujeito, deixando-o cheio de energia para realizar o que precisa ou deseja, como passar a noite estudando ou trabalhando.

Esse estado também faz com que a pessoa saiba lidar com uma emergência, se for preciso.

Todavia, o problema se agrava quando o sujeito passa a viver nesse modo, estando constantemente em alerta, levando o corpo ao extremo.

A lista de sintomas pode variar de uma paciente para o outro; os mais comuns, são:

  1. Cansaço mental;
  2. Aceleração do ritmo cardíaco;
  3. Irritabilidade;
  4. Tremores;
  5. Aumento da pressão arterial;
  6. Insônia;
  7. Dor de cabeça e problemas no trato digestivo;
  8. Dificuldade em se concentrar e episódios de perda de memória;
  9. Queda de cabelo;
  10. Perda ou ganho de peso;
  11. Ansiedade e até crises de pânico.

Infelizmente, o estresse ainda pode provocar doenças mais graves, como a depressão ou problemas cardiovasculares, dentre outros transtornos. O estresse é uma resposta natural do organismo às situações de perigo. Entretanto, a manutenção do corpo em estado de alerta por longos períodos é o que pode trazer compilações mais graves.

Além da terapia com Psicólogo e, havendo necessidade, o tratamento com um Médico Psiquiatra, algumas dicas podem lhe ajudar a lidar com o estresse e controlar os episódios:

Pedir ajuda: Como sempre digo: “somos seres em relação”. Mesmo em um mundo tão individualista, ainda é preciso lembrar que não estamos completamente sozinhos; buscar ajuda reduz a pressão que o estresse traz e compartilhar faz com que se possa enxergar a situação de outro ponto de vista.

Cuidar da alimentação: essa dica deveria ser praticada todo dia, por pessoas com ou sem estresse! Em meio à crise, acabamos comendo alimentos cheios de açúcar, trazendo ainda mais prejuízos ao organismo. O melhor é recorrer às frutas, legumes, verduras e carnes magras, que estão cheias de nutrientes que permitem o melhor funcionamento do corpo!

Praticar atividade física: descubra o que gosta de fazer, para que o exercício seja prazeroso. Quando a pessoa se movimenta, estimula o cérebro em diferentes áreas, produzindo efeitos positivos em relação ao estresse. Praticar esportes libera endorfina, melhorando o humor de maneira significativa!

Reavaliar a rotina: analise o que pode ser mudado na rotina, o que leva à sensação de estresse e o que pode ser alterado? Tudo é mesmo para já? Posso entregar o bom ao invés do ótimo? Quais são as minhas prioridades? Exijo perfeição demais de mim mesmo? O que pode ser planejado? Como é possível administrar melhor o tempo? Alinhar as expectativas com a família, amigos, o chefe e demais pessoas próximas também pode ajudar!

Meditar: para manter a saúde em dia, é necessário estar em equilíbrio e tudo o que o estresse não traz é uma sensação de paz. A meditação não faz bem apenas enquanto se pratica, mas depois dela, pois é uma prática que equilibra as emoções e faz ter clareza para tomar decisões, trazendo calma e lucidez. Há até mesmo aplicativos para celular gratuitos que ensinam a meditar! Com esse processo, a pessoa passa a se enxergar melhor, com mais paciência e amor por si mesmo!

Silenciar: vivemos em um mundo tão barulhento que acabamos não percebendo o quanto isso induz ao estresse! Por isso, reservar um tempo para ouvir a si mesmo, fechar os olhos, ficar em silêncio, prestar atenção à respiração e se acalmar, é essencial! Esse ritual mostra respeito pelo seu corpo e mente!

Descansar: curioso ter que pedir para as pessoas descansarem, pois, deveria ser algo óbvio. Mas, em uma sociedade acelerada e que valoriza que se esteja conectado 24h por dia, essa dica passa a ser essencial. Dormir sem interrupções, em local escuro, por um período adequado, se desligando do mundo e relaxando ajuda muito a evitar as crises de estresse. Além disso, descansar realizando atividades prazerosas, lazer, passeios, caminhadas e tudo o que traz sensação de relaxamento pode contribuir para a diminuição dos sintomas. Desacelerar é imperativo!

Avalie os ambientes que você frequenta: às vezes as pessoas se acostumam com ambientes tóxicos e acreditam que não terão outra saída. Mas, parando para analisar friamente, percebem que poderiam se movimentar e buscar outras saídas. Por exemplo, se o seu ambiente profissional traz estresse? Que tal fazer um planejamento de carreira para mudar esse cenário? Sempre é possível desenhar planos para mudar o cenário atual, nada é para sempre e depende da sua disposição em fazer diferente!

Comemorar pequenas vitórias, viver pequenos prazeres: o que te dá prazer? Um cinema no meio da tarde? Um cochilo no domingo após o almoço? Uma massagem? Almoçar com os amigos? Brincar com os filhos? Comer algo especial? Beber uma taça de vinho?  Entregar um relatório que preparou com todo o amor? Fazer Voluntariado? Viva momentos que tragam sensações de prazer e relaxamento!

Escutar música: neurocientistas alertam que essa prática, aliada a outras, pode reduzir o estresse em até 70%! Claro que ao escolher o ritmo, devemos ter cuidado, dando preferência para os mais calmos, relaxantes e que não nos deixe ainda mais agitados. Música têm o poder de reduzir o cortisol (hormônio ligado ao estresse) e baixar a pressão arterial.

Recentemente, saiu uma lista das músicas mais alegres do mundo. Esta playlist foi produzida mediante uma fórmula matemática e entrevistas feitas pelo Dr. Jacob Jolij da Universidade de Groningen, na Holanda.

Quem sabe uma delas não pode te ajudar a começar a controlar o seu estresse?

  • Don’t Stop Me Now - Queen2
  • Dancing Queen - Abba3
  • Good Vibrations - The Beach Boys
  • Uptown Girl- Billy Joel
  • “Eye of the Tiger’ - Survivor
  • I’m a Believer - The Monkeys
  • Girls Just Wanna Have Fun- Cyndi Lauper
  • Linvin’ On a Prayer - Bon Jovi
  • I Will Survive - Gloria Gaynor
  • Walking On Sunshine - Katrina & The Waves

Encontrar a própria estratégia: ninguém melhor do que o estressado para compreender o que lhe faz bem, mal e o que traz paz. É importante conhecer a si mesmo, entendendo valores, perfil comportamental e formas de agir visando desenhar estratégias para lidar com o estresse; reconhecer os limites é essencial para viver em harmonia!

_____________________

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento
CRP: 06/74914

Consulte mais artigos em: https://www.lucianevecchioconsultora.com.br/blog

Luciane Vecchio

Luciane Vecchio

Psicóloga, Master Coach, Especialista em RH, Consultora de Carreira, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira, Psicologia & Comportamento para sites e rádios.

[email protected]
https://www.linktr.ee/lucianevecchio