Sobre ser o protagonista da sua história...

Sobre ser o protagonista da sua história...

Algumas situações bastantes práticas que tenho observado me levaram a querer escrever este artigo.

Não apenas como Psicóloga, Coach ou Consultora de Carreira, mas como Psicanalista, eu posso garantir o quanto as questões psicológicas e inconscientes interferem nas situações de carreira.

Eu e muitos outros colegas da área vivemos situações em que fica claro como o cliente se autossabota.

Marca uma sessão e não comparece, comparece mas está presente de corpo, porém não de alma, tem que fazer exercícios e não faz, precisa tomar as rédeas de sua situação e não toma, necessita mudar situações e criar foco, mas não o faz.

É da sabedoria popular a máxima de que se você não sabe para onde vai, será levado para qualquer caminho.
E pior, por qualquer pessoa.

É isso o que vejo acontecer; muitas pessoas nos procuram querendo soluções mágicas para suas questões, aquelas mesmas que guardaram por mais de 20 anos. Uma dúvida de qual carreira seguir, uma mudança de paradigma, um hábito que precisa ser urgentemente abandonado. Mas, mais do que isso, querem soluções mágicas, baratas, rápidas e, preferencialmente, que alguém faça por elas, ou seja, que não gerem o menor gasto de energia.

Você está pensando que eu estou sendo dura, mas se tem uma coisa que nenhum consultor do mundo pode fazer por você, é a sua parte na sua vida, são as ações que você deve tomar e não toma por preguiça, são as mudanças que tem que fazer e que deixa na mão do chefe ou da empresa, o curso que você sabe que precisa e não guarda dinheiro para fazer... e pior, quando se dá conta, muitas vezes já perdeu demais sendo assim.

As pessoas querem que o consultor resolva por elas, que o psicólogo arranque com a mão a depressão, que o chefe pague pela sua formação, que a empresa as motive.

Obviamente, procurar ajuda é essencial, necessário e muito útil. Claro que devemos buscar por profissionais que nos auxiliem com sua expertise. Mas de nada adiantará se você não tiver, antes, decidido fazer qualquer movimento, mudança ou desfazer um incômodo e desejar encontrar novos caminhos!

Posso garantir que as pessoas e clientes que conheço que mais tiveram e tem sucesso em suas trajetórias são aqueles que decidiram, a todo custo e pagando todos os preços, pegar as rédeas de suas vidas e serem protagonistas de suas histórias. Nem culpar os outros, nem responsabilizar pessoas, simplesmente decidiram que seriam responsáveis por si mesmos.

As pessoas mal leem, muito menos interpretam o que leem. Muitos são abrilhantados com textos excelentes, colegas fantásticos ao redor, companheiros, esposos, namoradas, mas não aproveitam o que tem nas mãos. Muitos não usufruem das coisas ao redor, querem apenas solução rápida e mínimo esforço. Sem envolvimento ou participação.

Assim como educar um bebê e criá-lo, é a sua carreira. Assim como educar um novo cidadão para este mundo, é qualquer assunto que você deseje trabalhar em sua vida. Exige dedicação, cuidado contínuo, alimentação, trabalho árduo e muita presença. A sua presença.

Sua carreira precisa que você esteja com ela, ao lado dela, de mãos dadas com ela, dedicado a ela. E pare de dar desculpas. Hoje, agora. Já.

Você precisa tomar as rédeas e ser protagonista, assumir responsabilidades por erros, fracassos, sucessos e, mais ainda, pelo desenho do seu futuro, pela trilha que vai tomar, consciente de suas escolhas.

Se eu pudesse te dar um único conselho, neste momento, ele seria: Não deixe na mão de ninguém algo tão precioso quanto seus sonhos, futuro e a realização das suas competências e habilidades, o “colocar em prática” tudo o que é possível, tudo que você é capaz e sabe fazer; assuma o controle e compreenda que sucesso e fracasso dependem de você, muito mais do que do meio, das pessoas, coisas ou situações.

Sim, exige sacrifício e dedicação. Exige acordar mais cedo e dormir mais tarde.

Pede quebra de paradigmas e mudança de hábitos e, acima de tudo, exige que você esteja presente em sua própria vida, dominando a si mesmo... E se superando.

______________________________________________

Se você precisar de ajuda para trilhar seu caminho, fale comigo!

Luciane Marcovecchio

Coach, Psicóloga, Especialista em RH, Consultora de Carreira

CRP: 06/74914

www.lucianevecchioconsultora.com.br

Consulte serviços de Coach, Aconselhamento de Carreira, Revisão de CV e etc.

Acesse: https://www.facebook.com/consultoriaRHcarreira/

 

* com exceção da primeira imagem, o texto é de minha autoria, se for compartilhar, cite autor e fonte!®



- - -

Para te apoiar no aumento de performance em qualquer área da vida, conte comigo!

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem dar o devido crédito.


Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]