Envio meu CV mesmo sem ter 100% de aderência ao perfil?

E-mail enviado por um cliente:

No mercado atual, a exigência pela língua inglesa está em alta, mas já fui chamado para processos sem que seja fluente, mas será que não estou errando e me candidatando? Então, os requisitos pedidos do cargo, devem sempre ser respeitados, ou posso mandar meu CV para demonstrar meu interesse, mesmo não tendo 1, 2 ou três... requisitos desejáveis pela empresa?

Resposta:

Sempre digo aos clientes, se você tiver pelo menos 80% das competências relacionadas no perfil descrito em uma vaga, envie o seu material.

Claro que, por exemplo, se for exigida determinada formação, como Técnico em Segurança do Trabalho e você não a tiver, será mais difícil ser considerado para a vaga.

Mas, há muitas outras situações em que há flexibilidade.

Algumas vagas realmente necessitarão de fluência em determinado idioma, de antemão, ou seja, a pessoa terá que entrar “já rodando”, se relacionando com pessoas de outros países, sem muito tempo para se desenvolver.

Quando a vaga pede fluência, normalmente a posição não será preenchida se não for por alguém que realmente tenha aquela competência.

Já em outras posições, será aceitável que a pessoa esteja estudando ainda. Por exemplo, quando está descrito “inglês intermediário”.

Claro que o contratante acredita que não é aquele inglês aprendido no ensino médio, mas em estudo no momento atual.

O que não indico é sair disparando CV sem critério, simplesmente por ter tido acesso ao e-mail de uma empresa ou Consultor de RH.

A chance do seu material não ser recebido quando você estiver apto à vaga será maior.

Sendo assim, faça suas inscrições com critério, no site das empresas, por exemplo, diretamente no link da vaga (quando este for disponibilizado) ou no e-mail fornecido.

Vale mais enviar 10 e-mails com assertividade em um dia, do que 1000 disparos do seu material. A sensação será de ter produzido, mas, não necessariamente com qualidade.

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]