Me sinto descartável nessa sociedade!

E-mail enviado por um leitor:

“Nessa sociedade em que ficamos cada vez mais líquidos e descartáveis e não sei se é uma percepção minha, mas quando navego pela internet, percebo muitas pessoas talentosas, são tantas que parece que somos apenas mais um número na estatística do mercado de trabalho. Nesse sentido, como ter uma reputação bem construída e protegida no ambiente de trabalho?”    

Resposta:

Gostei da sua pergunta! Muito pertinente!

Talvez esse seja um dos piores problemas da atualidade: navegamos pelas redes sociais admirando fotos e pessoas que, de certa forma, posaram para aquele post ou comunicação.

Não que não possamos ser reais, transmitindo nossas mensagens, pois, eu mesma posto semanalmente informações nas redes sociais. Mas, muitas vezes, enquanto a postagem estava indo ao ar, eu estava suada correndo, fazendo exercício físico, de pijama ou tomando café da manhã. Ou seja, vemos algo que, até mesmo por carinho e cuidado com a audiência, foi elaborado.

Devemos nos espelhar em vidas reais, pessoas com trajetórias de sucesso, verdadeiras, com erros, falhas, fracassos e acertos.

Claro que sim, da mesma forma que você cita, há muitas pessoas talentosas e de destaque, nem tudo é montado, mas, o que as diferencia de você? Talvez mais coragem, menos medo? Muito mais fracassos até chegar naquela postagem, momento de vida ou situação?

Acredito que cada um tem o seu valor e digo isso como alguém que contribui para o desenvolvimento de pessoas há mais de 20 anos. Talvez nem todos brilhem na rede social, mas, todos têm talentos, competências e podem fazer a diferença, até mesmo a dona de casa, mãe, que cuida de 2 filhos e que muitas vezes é julgada por não estar no mercado de trabalho, produzindo e gerando renda.

Ser verdadeiro pode estar fora de moda, mas é importante!

Então, especificamente respondendo à sua pergunta, o pontapé inicial para nos destacarmos e não apenas conhecermos profundamente a quem somos, mas, sermos verdadeiros, reais, éticos, mesmo em meio ao um cenário que estimula às coisas erradas ou em que não concordamos.

Nos diferenciaremos quando colocamos nossas habilidades para servir o outro, algo desestimulado e totalmente fora de moda atualmente, em um mundo que prega a autossuficiência e o individualismo.

Construímos uma boa reputação quando estabelecemos alianças e parcerias, não por politicagem, mas, por real interesse em fazer pessoas e negócios crescerem, ainda que sejamos taxados de antiquados.

O estabelecimento de uma boa imagem

Estabelecemos boa imagem quando não nos envolvemos em fofocas, conchavos, não nos fazemos de vítimas, nos conhecemos e sabemos usar as habilidades a nosso favor, ou seja, quando temos humildade para analisar em que podemos melhorar e como fazer isso. Quando buscamos, incansavelmente, mesmo em meio às adversidades, sermos pessoas melhores a cada dia.

Não existe uma receita de bolo, mas, algumas competências que apresentei em respostas anteriores e que você pode consultar aqui no Vya, indicam a direção de como se tornar um profissional de destaque, um empresário de sucesso ou uma dona de casa que cria bons cidadãos para o mundo.

O mais importante e que verifico no dia a dia do meu trabalho com pessoas, seja na clínica ou na consultoria, é que quanto mais as pessoas se conhecem, melhor lidam com críticas, mais sucesso têm em seus empreendimentos e mais se destacam em seus projetos.

Dessa forma, minha sugestão para você é começar a listar as suas habilidades, as que precisa desenvolver e, principalmente, como usá-las nos ambientes em que está inserido hoje, não apenas para o seu bem-estar, mas, para os de todos ao redor!

Depois em conta como foi!

Sucesso.

_______________

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica, Master Coach, Especialista em RH, Carreira, Liderança, Executive & Life Coaching, Colunista de Carreira & Comportamento
CRP: 06/74914

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]