Processo seletivo interno - como me preparar?

E-mail enviado por um leitor:

Vou participar de um processo seletivo interno da minha empresa, como devo me preparar?

Resposta:

Que bom saber disso! Fico feliz, sinal de que a empresa valoriza os seus colaboradores e também que você está em amplo desenvolvimento.

A vantagem é que você já conhece a cultura da empresa, seus pontos de melhoria e o que ela tem de bom. Isso já te coloca adiante de muitos outros, no caso de a vaga ser mista, ou seja, trabalhar colaboradores internos e candidatos externos, simultaneamente.

Dessa forma, analise bem o setor para o qual você está concorrendo nessa vaga: quais são os pontos com os quais você contribuiria para o aumento de performance daquela área? Quais são as oportunidades do setor e quais seriam as vantagens para a sua carreira?

Como você pode contribuir com essa área de maneira efetiva? E, principalmente, quais foram os resultados que você obteve na posição em que atua, até o momento? Relembre e analise tudo o que fez até aqui, montando uma linha do tempo com as ações, resultados e contribuições. Isso servirá tanto para uma possível apresentação de um painel de negócios quanto para você ter mais segurança ao falar do tema, não se esquecendo de detalhes importantes.

Inclusive, pode ser sugerido – e tem sido bastante comum, fazer uma apresentação em formato de vídeo como fase que antecede à entrevista presencial/on-line. Neste artigo falo um pouco sobre como preparar este material de maneira assertiva: https://www.lucianevecchioconsultora.com.br/carreira-empregabilidade/video-entrevista-como-fazer-uma-otima-apresentacao-pessoal-para-um-processo-seletivo/124

Pense também em como você vê o seu plano de carreira e as novas oportunidades que se abrirão se puder atuar nessa nova função.

Não sei para qual nível essa vaga é, mas, desde um Analista até um cargo Executivo, há competências técnicas e comportamentais que você já tem e que precisará desenvolver, você tem ideia de quais são as habilidades exigidas para esse cargo?

Você conhece alguém da área que possa ser um parceiro, com o qual você já estabeleceu uma relação e que nesse momento seria peça-chave para te preparar para esta oportunidade?

Acima de tudo, você conhece quais são os seus pontos fortes e como pode contribuir ainda mais para os resultados da organização como um todo?

Se prepare para preencher possíveis questionários de avaliação comportamental, como o DISC, por exemplo, estando com a mente serena, com as ideias em ordem, conhecendo bem suas motivações e valores.

Saiba se preparar para perguntas difíceis, para contar cases de sucesso e até para concorrer com colegas queridos. Lembre-se também de não ser superficial, pois, nesse tipo de processo, os adjetivos, como: proativo, organizado e empático não serão suficientes e as suas competências deverão ser apresentadas por meio de situações reais em que foram usadas. Fale sobre como evoluiu e fez a área em que atualmente trabalha evoluir também! Se preparar muito bem é a palavra de ordem, portanto!

Sem querer colocar área no seu maiô, se prepare psicologicamente também para o fato de não ser o escolhido, lembrando que deverá manter a sua automotivação para permanecer na área em que atua neste momento. Às vezes o candidato escolhido “ganhou a vaga” por 1%, ou seja, não há perdedor, mas alguém que, naquele momento, estava com o perfil mais adequado ao que a área busca!

Cuidado, portanto, com comparações e para que não se coloque como rival ou faça inimigos. A política da boa vizinhança deve prevalecer! E muito cuidado com sua postura, evite conversas nos corredores ou fofocas sobre este tema. Isso não é nada saudável e poderá interferir no processo, passando uma imagem muito negativa sobre você.

Caso não seja o escolhido, use o feedback e o aprendizado para desenvolver as competências que faltaram, até mesmo para participar de outras vagas, tanto internas quando em empresa diferente. Não desanime e siga o jogo!

Sucesso!

_____________________

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica, Master Coach, Especialista em RH, Carreira, Liderança, Executive & Life Coaching, Colunista de Carreira & Comportamento
CRP: 06/74914

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica, Master Coach, Consultora de Carreira, Especialista em RH, Orientadora Vocacional, Colunista de Carreira & Comportamento. CRP: 06/74914

[email protected]